quarta-feira, 5 de março de 2008

Genebra - dia 1

















Genebra é como aquele chocolate que o amigo do seu pai rico te dá de aniversário, é pequeno, caro, delicioso...Enfim, de bom gosto.

Eu já sabia que iria gostar da minha estada, não dá para não gostar de um lugar especializado em chocolates e relógios. Mas sabe que eu me surpreendi, é muito, muito, muito mais do que eu podia imaginar.

A cidade é linda, cheia de predinhos antigos, parques, praças, lojas, restaurantes, mas a cerejinha do bolo fica a cargo do ambiente delicioso proporcionado pelo povo de lá.

A população é composta por 45% de estrangeiros, que, na sua maioria, trabalha em organizações de cooperação internacionais como : OMC, ONU, HCDH, UIT, CICR e muitas outras siglas...Portanto é um povo jovem, empolgado e extremamente culto.

Cheguei em Genebra bem tarde, peguei um taxi caríssimo e encontrei o meu albergue. Eu não sabia nem com quantas pessoas ia dormir no quarto, estava num esquema mega roots. Na porta da entrada já dei de cara com italianos folgados fumando maconha...Tá Carol, respira fundo...1,2,3...Vai dar tudo certo...

Na recepção tinha uma pequena fila composta por duas japas que não sabiam se comunicar, um homem mais velho com casaco de pele falsa e fedida até o pé e eu. Mais uma vez...respira, respira...

Chegou a minha vez, eu ganhei roupas de cama e um travesseiro que media mais ou menos 15 cm por 15 cm. Fui para o quarto e todos já estavam dormindo, ufa! Odeio papinhos de albergue.

Deitei na cama e fiquei olhando para o teto até que ouvi um ronco forte. Fiquei pensando, pensando e me veio na cabeça que uma daquelas pessoas ali deitadas podia ser do sexo masculino... Fiquei um tanto nervosa, resolvi levantar e ir em cama em cama ver de perto. Para a minha felicidade imediata vi que o ronco não vinha de um homem e sim de uma gorda...bom, bom...Dormi bem, com o meu ipod, é claro, o ronco nunca parou...

Acordei cedo e fui conhecer a cidade, andei mais de 15 horas seguidas, estava apaixonada. O tempo estava medonho, mas nem isso me deixou mal, fui para o lago dar comidinha aos cisnes, comprei muitos chocolates, fui na sede da Cruz vermelha, da ONU, Unicef, OMC, andei no parque, fui no jardim botânico...Fiz tudo e mais um pouquinho.

As horas de comer eram as mais felizes, por fazer parte da Suiça - francesa, lá tem todas aquelas coisas deliciosas, pães, quiches, doces...hummmm...E o melhor, tudo isso com uma pessoa legal tentando entender o seu francês, extremamente diferente da França. Me senti a poliglota batendo papo com garçons sobre ingredientes e receitas especiais.

Isso ficou bom e eu continuei me achando com o meu francês até a hora da janta. Depois de andar 1 hora atrás de um restaurante especial, encontrei! Era ali, me sentei e pedi a carta. Escolhi um prato com um nome bem bonito, recomendação da casa, e um vinho  de 500ml.

A mulher olhou estranho e perguntou se era aquilo mesmo que eu estava querendo...E eu toda pimpona respondi que sim.

Bom, chegou um frango ( que eu nem curto) e 5 copos de vinho juntos...Mas como tudo é festa e tudo é caro, comi e bebi o que tinha...Sai um pouco bêbada, mas eu ia dormir mesmo...

Voltei alegrinha pela cidade e olhando os alpes suiços...Teve uma hora que eu fiquei até emocionada...Bêbado é fogo...Mas esse foi o dia 1 - perfeito.

2 comentários:

Unknown disse...

já te falei que sou sua fã?

disse...

"Genebra é como aquele chocolate que o amigo do seu pai rico te dá de aniversário, é pequeno, caro, delicioso...Enfim, de bom gosto."

Dos melhores começos de texto desse blog hehehee Adorei!

Bjocas, Cartolina!